Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph

Registrar-seInícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Reprogramação de ECU

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
mgfaria

MensagemAssunto: Reprogramação de ECU   Qua 6 Abr - 0:20

O Rogério é um dos filhos do meu grande amigo Miguel Panadés, para quem não conhece basta jogar no google e logo entenderá de quem estou falando, um mecânico de grande experiência, um preparador de mão cheia, daqueles que se vê poucos. A família de descendência espanhola esta no ramo do motociclismo a pelo menos três gerações e me sinto muito feliz por compartilhar um pouco da minha vida com eles, amigos bons e verdadeiros. Não precisa agradecer Rogério, o que é verdade tem que ser dito, vocês formam um grande time. Já recomendei e recomendarei sempre os seus serviços a todos que necessitarem, não é a toa que estão crescendo e melhorando a cada dia e o Rogério tem uma parcela bem grande nesse sucesso.
Quanto a relação, como troquei completa a pouco, acho que não terei problema em substituir o pinhão por um original novo, só para experimentar, se vc topar Rogério eu encomendo, vc troca e tiramos a duvida.
Intercept, obrigado pela sua disposição em compartilhar conhecimentos tão preciosos, gostei muito deste forum, tenho certeza que você tem ajudado muitos, eu sou um deles.
Abraços,
Márcio.
Ver perfil do usuário
rpanades1

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Seg 4 Abr - 20:42

Olá Intercept,

Obrigado e parabéns também pela sua contribuição no fórum. Suas dicas são de grande importância.
Realmente não temos Triumph, mas temos algo em comum, paixão por motos.
Na teoria nós dois temos razão, mas na prática a coisa as vezes muda. Eu adoraria ver a moto do Márcio com relaçao original... rs! Só por curiosidade, rs..

Grande abraço.

Rogério Panades
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Seg 4 Abr - 19:38

Fala Rogério!
Seja bem vindo ao clube....nós 2 somos colaboradores de informações técnicas aqui, já que não temos uma Triumph.
Parabéns pelo trabalho na moto do Marcio e a explicação sobre relação.
Na minha opnião a moto do Marcio não deve ter perdido final como aconteceu com vc na XT660. Na XT660, como vc tinha PowerCommander só ajustou mistura e faltou um pouco de avanço de ignição....ou de repente vc deixou a mistura um pouco mais rica em alto giro, o que deixa o motor + lento. Sempre uso nos meus acertos uma mistura mais "limpa" no final de giro com 100% de acelerador....No mapeamento original é assim também, pode reparar nos mapas.....nas células de 100% TPS e RPM final tem sempre menos combustível que em RPM um pouco abaixo.
Na moto do Márcio apesar de não ter ganho, manteve.........ganhar veloc. final depende de um motor bem mais forte principalmente em eficiência volumétrica.
Abraço
Ver perfil do usuário http://www.powerchip.com.br
rpanades1

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Seg 4 Abr - 17:07

PessoALL,

A questão relação é um capítulo a parte.
De qualquer maneira, posso passar minhas experiências.
Primeiro uma pessoal, eu tinha uma XT660R, ano 2009 com filtro K&N e Power Commander. Fiquei com a relação original e a moto alcançava fácil 190 km/h, mudei a relação e a moto não passava de 170km/h, fiz a mesma coisa que o Márcio, coloquei um dente no pinhão.
Mas a tocada para longos trechos, ficou muito mais confortável e a moto ficou mais economica.
Nossas outras experiências vem de competição, não é usual utilizar uma relação mais longa para alcançar mais velocidade, pq a moto sempre perde força, usamos diferentes relações para diferentes tocadas, por exemplo, vc entra em uma determinada curva em um determinado circuito em terceira marcha, só que quando sai da curva a moto está "xoxa", vc vem na outra volta e entra na mesma curva, dessa vez tenta a segunda a marcha e a moto sai "estrangulada", o que se pode fazer é alongar a relação para entrar de segunda mais tranquilo, ou encurtar para usar a terceira e sair mais forte. Depende de uma série de fatores, exemplo, em um circuito mais curto, tipo o de Londrina, o melhor seria encurtar, pq não tem retas para atingir grandes finais, e vice-versa no caso de circuitos menos travados. Eu creio que com a relação original Márcio, vc ganharia um pouco de final, mas isso é na teoria, mesmo no Dyno não podemos cravar 100% que isso aconteceria. Voltamos para o mesmo caso, dependeria de um monte de fatores.
Mas como disse no início, é um capítulo a parte, até pq envolve relação de marchas, peso do piloto, tipo do circuito e etc.
Aproveito para agradecer os elogios, em tempos como os de hoje, esses comentários são raros.

Abraços,

Rogério Panades
Ver perfil do usuário
mgfaria

MensagemAssunto: Reprogramação de ECU   Seg 4 Abr - 13:19

Intercept, eu senti uma redução de 500 giros em cada marcha, o que me deu bastante conforto principalmente na estrada pois antes eu sentia a necessidade de uma marcha a mais. Imaginei que voltando a relação original, com o giro subindo um pouco mais talvez tivesse um ganho na final, alterando a faixa de torque. Se vc acha que não vale a pena eu concordo pois gostei desta relação, principalmente na estrada.

Nairo, desde já esta intimado a experimentar a tigresa, no próximo passeio do RAT, ou quando quiser.

Abraços,
Márcio.
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Seg 4 Abr - 9:45

Márcio!
Na minha opnião vc pode ficar com a relação + longa.....Sua moto ganhou torque com o acerto, então vc não vai ter nenhuma perda por alongar a relação...Isso significa que vc pode se beneficiar andando com um giro mais baixo nas rotações intermediárias na cidade....o que deve melhorar seu consumo.
Dificilmente melhoraria a vel. final...mas em rotações + baixas deve ter havido uma queda de RPM pra a mesma velocidade.
Ferrarezi
Moderador

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Seg 4 Abr - 9:11

mgfaria escreveu:
Antes de mais nada desculpem a demora. Quanto ao preço acho um pouco difícil padronizar pois cada máquina vai apresentar um nível de dificuldade. No meu caso ela foi e voltou duas vezes e o acerto não se deu apenas na programação. O Rogério Panadés ja era meu mecânico, somos amigos a um bom tempo, depois que ele comprou o equipamento para acerto me ligou e disse que ia afinar minha moto, pra falar a verdade eu não pus muita fé mas o resultado foi espetacular. O que aconteceu? A aceleração ficou mais linear de baixa a alta, as retomadas ficaram muito mais fortes e lisas, sem o danado buraco. A velocidade final não aumentou, praticamente a mesma, a diferença é que chego muito mais rápido até lá. Minha relação esta um pouco alongada, 1 dente no pinhão, o que representa uns 3 dentes na coroa, até imaginei que fosse ficar com a final maior, mas não. Acho que vou voltar com um pinhão original para testar, o que vc acha Interceptor?
Amigos, vale muito a pena e posso adiantar que o preço não é de assustar affraid , valeu cada centavo.
Abraços,
Márcio.

OK! Obrigado pela informação.
Abraço,
Ver perfil do usuário http://www.cferrarezi.com
Nairo 1050
Admin

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Dom 3 Abr - 23:27

Very Happy Very Happy Valeu pelo depoimento Marcio, sei o quanto você é exigente com sua moto e se o resultado final não tivesse ficado excelente, tenho certeza que teria se expressado diferente.

Agora você já sabe....todos vão querer andar na sua moto para ver se é isso mesmo.... não vale regular Razz Razz

Um abraço e boa sorte

Nairo
Ver perfil do usuário
mgfaria

MensagemAssunto: Reprogramação ECU   Dom 3 Abr - 22:12

Antes de mais nada desculpem a demora. Quanto ao preço acho um pouco difícil padronizar pois cada máquina vai apresentar um nível de dificuldade. No meu caso ela foi e voltou duas vezes e o acerto não se deu apenas na programação. O Rogério Panadés ja era meu mecânico, somos amigos a um bom tempo, depois que ele comprou o equipamento para acerto me ligou e disse que ia afinar minha moto, pra falar a verdade eu não pus muita fé mas o resultado foi espetacular. O que aconteceu? A aceleração ficou mais linear de baixa a alta, as retomadas ficaram muito mais fortes e lisas, sem o danado buraco. A velocidade final não aumentou, praticamente a mesma, a diferença é que chego muito mais rápido até lá. Minha relação esta um pouco alongada, 1 dente no pinhão, o que representa uns 3 dentes na coroa, até imaginei que fosse ficar com a final maior, mas não. Acho que vou voltar com um pinhão original para testar, o que vc acha Interceptor?
Amigos, vale muito a pena e posso adiantar que o preço não é de assustar affraid , valeu cada centavo.
Abraços,
Márcio.
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Sab 2 Abr - 10:21

Guilherme!
Manter um hallmeter instalado seria mnais por questões de "tunagem" mesmo...Mas também auxiliaria na visão da regulagem permanente dos carburadores. O que vc precisa é regular a carburação com um monitor de mistura, aí vc deixa perfeito....depois que isso estiver acertado, dificilmente esta regulagem se perde...O Hallmeter poderia ajudar a mostrar uma gasolina vagabunda por exemplo, mas assim que vc abastecesse de novo tudo voltaria ao normal.
Os hallmeter vendidos no mercado são pobres em informações.....por isso volto a recomendar um Analisador de mistura....o meu por exemplo tem todas as informações necessárias pra vc acertar uma carburação em baixa, média e alta...Isso responderia as suas perguntas sobre giclês, agulhas e parafuso de mistura (este parafuso da sua moto é de combustível, não de ar....só é de ar em carburadores de motos 2 tempos). Não existe receita de voltas neste parafuso...primeiro que ele só ajusta Marcha lenta e baixa, também conhecida como aceleração inicial. Ou seja, passou desta fase (aproximadamente 5% de acelerador) não modifica + nada. Depois a altitude e temperatura ambiente afetam muito este ajuste....por isso receitas com as das Fábricas para motos carburadas são falhas...."- Coloque x voltas no parafuso de mistura e pronto"......Isso pode variar muito, inclusive o diâmetro do giclê pode ter que ser outro.....o combustível que passa pela abertura do parafuso depende do diâmetro do giclê.....Eu não acredito que um carburador possa ter a mesma configuração no Pará e no Rio Grande do Sul por exemplo......Esta carburação têm que ser ruim em um dos 2 lugares..... vc pode estar pensando: então toda vez que eu viajar minha moto não ficará 100% correta de carburação se eu mudar muito as condições atmosféricas....Sim, realmente não terá 100%....mas é suportável para um funcionamento e condução mediana, normal...Se vc exigir do motor, notará a perda de potência e a recuperação conforme o local que a moto está. E logicamente vc não vai parar na estrada ´pra mudar carburação a cada situação de condição climática.
O correto é ter um monitor para vc ver como está a mistura e então fazer um ajuste perfeito....que pode exigir troca de giclês, reposicionamento das agulhas e abertura necessário do parafuso de lenta e baixa.
Apesar de não ser obrigação do fabricante de um monitor de mistura, ensino como se faz ajustes na carburação no manual do produto.....é a "veia" de professor....Infelizmente, digo que 90% dos mecânicos veiácos não conhece a fundo como funciona um carburador....regulam de "orelha" sem nenhum fundamento teórico e por iso a certo deles é sempre mais ou menos bom....Quando vc coloca um analisador de mistura vc enxerga o que está certo e errado....acaba o "achômetro".
Uma carburação é bem simples pra quem têm o conhecimento.
E se desejar você pode manter o Analisador permanente na moto..mas seria necessário colocar a flange da Sonda como mencionei na última resposta.

O Pirômetro era usado antigamente, quando não existia Sonda Lambda....ajuste de mistura por temperatura do escape é meio empírico....não existe a informação padrão de temperatura tal que é a ideal.....assim, os caras se baseavam por uma temperatura que eles "achavam que era normal"...porque "achavam" que a mistura deste cilindro está ótima e a partir daí colocavam todos os outros iguais.....Mas com uma Sonda existe a informação padrão, nominal de mistura correta...então vc tem um valor correto a ser atingido e pronto...não têm "achômetro".
Eu até já usei um termômetro digital pra conferir as temperaturas dos escapes, mas depois de ter terminado o ajuste com base na Sonda...só de curiosidade!
Guilherme

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Sex 1 Abr - 9:22

Perfeito Intercept !

Valeu por esclarecer estes pontos. É sempre bom deixar claro aqui no forum o ponto de vista de quem trabalha com estes equipamentos !
Sem querer abusar da sua "consultoria gratuita", tenho só mais uma pergunta por hora:

- O que vc acha do Hallmeter ? Realmente vale a pena instalar um em uma moto carburada ? Ou seria mais um "relojinho colorido" para quem gosta de tunar as coisas (certamente não é meu caso!).
Te pergunto isto por sentir certa dificuldade para achar o que seria próximo ao ponto ideal da regulagem dos três carburadores apenas de ouvido, beneficiando assim a relação potênca/ economia de combustível (rendimento).
Hoje uso apenas os 03 vacômetros nas saídas dos carburadores para sincronizar. Mas questões como: qual seria a altura ideal da agulha ? Será que o giglê de alta está corretamente dimensionado para o tipo de gasolina nacional ? E o parafuso de "ar" da lenta, está corretamente acertado (?).. ou deixar com 1 volta e meia com fala o manual Haynes e pronto (??)... enfim, um conjuto de variáveis que poderíamos atuar se tivéssemos mais ferramentas para monitorar estas alterações, podendo determinar qual o tipo de mistura o motor está trabalhando em determinado regime de rotação ??
Minha opinião sobre estes Hallmeter's que vendem por aí, é que é muito vago a informação dele...não sei se procede esta minha impressão.
Um pirômetro com três sensores de temperatura (um para cada escape) auxiliaria melhor neste aspecto ?
Qual a sua opinião ?
Abração
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Qua 30 Mar - 19:07

Guilherme!
Um Analisador de Mistura, especialmente os que eu fabrico, são equipamentos de Oficina, portanto o mecânico vai usar em centenas de motos num determinado período. Então, logicamente eles não são feitos pra ficar instalado definitivamente numa moto que vai ser analisada.
O equipamento é pronto pra uso. Módulo, cabos, suporte, Sonda e principalmente manual técnico onde o mecânico aprende tudo sobre mistura ideal nas várias fases de funcionamento de um motor (partidas quente e fria, marcha lenta, aceleração inicial, aceleração média, plena carga e desaceleração).

1) Não se instala a Sonda no escape....Coloca-se o Suporte da Sonda do equipamento no furo do escape.
Obs- Se alguém quiser colocar definitivamente uma Sonda para ter o Analisador instalado permanente na moto, pode! Mas aí são necessárias algumas informações extras de Sonda, localização, furo, flange, passe de rosca, posição adequada, etc, que posso fornecer pra quem adquirir o produto.
2) Já respondida acima.
3) Já respondida acima.
4) Como posso não ter entendido direito a sua pergunta e não sei se vc acha que o Analisador vai alterar alguma coisa, vou explicar tudo.....A Função de um Analisador de Mistura é de Monitor numa regulagem....ele vai te mostrar como está a mistura, como vai ficando a medida que vc mexe na regulagem e quais são os ideais. Ele não faz nenhuma alteração na regulagem.
E como é Analisador de Mistura, só tem a ver com combustível e não com avanço de ignição. Isso é outra coisa.....que poderia melhorar...mas teria que ser testado e bem feito.
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Qua 30 Mar - 18:47

Ferrarezi a intenção da "interceptação" foi ajudar....
Caso o colega de Fórum não aparecesse pra te responder direto quanto custou....por isso pensei que passando o contato da Oficina, vc perguntasse direto a eles o preço. Simples! Idea
Johnnie Walker

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Ter 29 Mar - 1:38

mgfaria escreveu:
O inicio do acerto se deu na oficina com dinamometro que acusou 83hp na roda, logo num primeiro acerto a potencia passou para 97hp e no acerto final 110hp na roda, impressos no dinamometro. Vale resaltar que a moto esta com filtro K&N e ponteira esportiva original Triumph. Nunca estive tão contente com a máquina como estou hoje.
Saudações,
Marcio Faria.

Caramba bro! Parabéns pelo acerto! Foi um ganho impressionante! Posta os gráficos para a galera ver!

Abraço!
Ver perfil do usuário http://www.triumphonline.com.br
Ferrarezi
Moderador

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Seg 28 Mar - 11:09

Intercept escreveu:

Ferrarezi melhor ver direto com a Oficina.... Arrow

Intercept escreveu:
Sim, o representante de SP é muito + experiente.

[Somente administradores podem ver este link]

Pode falar com Rogério Panades ou Leandro...sua moto estará em boas mãos...eles têm Dinamômetro e todos os equipamentos necessários.

Não entendi bem as razões da "interceptação" de minha pergunta ao colega de fórum, mas tudo bem...Shocked Minha curiosidade brasileira fica aqui quietinha no canto dela esperando outra ocasião...
Abraço,
Guilherme

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Seg 28 Mar - 10:33

Olá Intercept ,

Eu postei esta mensagem para você em um outro tópico aqui do Grupo. Gostaria da sua opinião:
as totos estão no tópico "Regulagem de marcha lenta".

Estou ressuscitanto este tópico aqui, pois no meu caso como o do Pelegrino e tenho certeza de outros mais, a moto é carburada 900 cc... e seria interessante para nós otimizarmos a curva de rendimento dela nas três faixas de trabalho (baixa, méda e alta) como vc mesmo descreveu atrás.
Hoje o que fazemos é bem de ouvido mesmo... tendo como base o vacuômetro, para sincronizar os três carburadores.... e o parafuso de entrada de "ar"...com um numero de voltas padrão .. ex.: 2 1/2 em cada...conforme manual Haynes .. etc..
Você comentou acima que o que precisaríamos para esta otimização da curva de potência x desempenho, seria o módulo do Analisador MX Tuning Pro mais a sonda.
- Minhas perguntas no momento seriam:
1) Existe alguma distancia padrão para se instalar esta sonda ? Pergunto isto pois o escapamento da tiger 900 se une em baixo do carter, em uma espécie de bypass de equilíbrio de pressão entre os dois canos talvez ??. ... veja esquema abaixo.

Poderia se colocar a flange com a sonda próximo à esta união ?

2) Se for possivel, este analizador ficaria permanente na moto ?
3) você teria o modelo desta sonda ? pois as que achei pela internet para ter uma idéia de valores, estão bem acima de 70,00... você forneceria esta sonda juntamente com o módulo??
4) As regulagens com este módulo seriam somente nos carburadores ?? ou no sensor da ignição também ?? avançar o ponto .. etc ..
Abração

Guilherme
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Sex 25 Mar - 15:55

Ferrarezi melhor ver direto com a Oficina.... Arrow

Intercept escreveu:

Pode falar com Rogério Panades ou Leandro...sua moto estará em boas mãos...eles têm Dinamômetro e todos os equipamentos necessários.
Ferrarezi
Moderador

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Qua 23 Mar - 10:49

mgfaria escreveu:
Bom dia a todos os colegas, felizardos proprietários de Triumph Tiger
Minha moto ( Tiger 955i )foi reprogramada pelo Rogério Panades em São Paulo. Peguei a máquina na última 6a. feira e ainda não tive a oportunidade de pegar estrada com ela mas uma coisa eu posso contar aqui pra vocês, ficou maravilhosa na cidade, o torque vem desde baixo até na alta, ficou bem lisa e com um torque fenomenal e ao que tudo indica deve ter ficado fera em alta também, depois conto minhas impressões na estrada. O inicio do acerto se deu na oficina com dinamometro que acusou 83hp na roda, logo num primeiro acerto a potencia passou para 97hp e no acerto final 110hp na roda, impressos no dinamometro. Vale resaltar que a moto esta com filtro K&N e ponteira esportiva original Triumph. Nunca estive tão contente com a máquina como estou hoje.
Saudações,
Marcio Faria.

Desculpe a indiscrição, mas quanto custou a transformação??? scratch
Abraço,
mgfaria

MensagemAssunto: Reprogamação da minha Tiger 955i   Ter 22 Mar - 2:31

Bom dia a todos os colegas, felizardos proprietários de Triumph Tiger
Minha moto ( Tiger 955i )foi reprogramada pelo Rogério Panades em São Paulo. Peguei a máquina na última 6a. feira e ainda não tive a oportunidade de pegar estrada com ela mas uma coisa eu posso contar aqui pra vocês, ficou maravilhosa na cidade, o torque vem desde baixo até na alta, ficou bem lisa e com um torque fenomenal e ao que tudo indica deve ter ficado fera em alta também, depois conto minhas impressões na estrada. O inicio do acerto se deu na oficina com dinamometro que acusou 83hp na roda, logo num primeiro acerto a potencia passou para 97hp e no acerto final 110hp na roda, impressos no dinamometro. Vale resaltar que a moto esta com filtro K&N e ponteira esportiva original Triumph. Nunca estive tão contente com a máquina como estou hoje.
Saudações,
Marcio Faria.
Ver perfil do usuário
luis claudio freitas

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Ter 1 Mar - 18:33

Ok já ouvi falar deles, obrigado.
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Ter 1 Mar - 18:06

luis claudio freitas

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Ter 1 Mar - 17:20

Olá intercept tbm gostei de suas explicações, vc tem representante em São Paulo ? Qual fone e endereço? Demora muito um acerto assim tem que deixar a moto ? Obrigado.
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Ter 1 Mar - 7:26

Oi Bertolino, obrigado!
Não vejo necessidade de vir até Brasília.
A empresa de BH é iniciante no assunto, mas quem forneceu tudo foi a minha....e o Suporte técnico é constante. Te diria que ele não vai fazer nenhuma alteração na programação hoje...Ele ainda está em fase de treinamento. Ele só vai ler o programa da sua moto, me passar por e-mail, eu faço alterações aqui e envio de volta, ele grava na ECU e testa a moto...além disso e faz verificações necessárias...Com o backup dele, eu vou refazendo o arquivo quantas vezes forem necessárias. Mas como tenho muita experiência e já reprogramei algumas Triumph´s não levo + que 2 ou 3 arquivos pra acertar bem a moto. Quando o acerto se mostrar dentro do padrão, vc é que vai ter que rodar uns dias...gastar 1 tanque e nos dar um backup novamente....em função disso, se necessário, modificamos novamente.
Bertolino de BH

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Sex 25 Fev - 10:55

Olá, Intercept
Tenho trocado emails com vc ( montarengenharia ) , e lendo seu tópico aqui, realmente me deu muita confiança em seu trabalho.
Vulgo " senti firmeza " .
E me interessei em usar seus serviços profissionais. mas eu estou em BH, e vc me disse que tem uma empresa representante sua aqui. Eles tem o seu nível de conhecimento ?
Pois eu quero simplesmente o melhor para minha tigresa. Se for o caso , eu prefiro ir a Brasília. Aguardo notícias.
Ver perfil do usuário
Intercept

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   Qui 24 Fev - 18:23

Haroldo, que ótimo que vc têm certo conhecimento. Ajuda na principal função de um Fórum, que é disseminar informação correta para todos os membros ou visitantes. Ou seja, as minhas respostas aqui são para todos!

Se o meu comentário sobre troca de mapas de outro modelo feitos por consumidor comum não serviu pra vc, então serviu para os outros. Mas eu cometi um erro, pois relendo agora sua resposta vi que vc disse que “fez um mapa semelhante ao da Speed Triple”.... e não que vc usou o arquivo dela.

Apesar do meu 1º comentário ter sido feito em cima da troca de mapas, mesmo com vc tendo feito apenas a alteração, veja o que vc falou:
” - não ficou bom a moto parece ter jogado a potência para giro alto e o torcão acabou,”

Isso eu até posso humildemente dizer o que é......ponto atrasado e mistura rica! Em baixa e média pelo menos....!

Eu sempre uso um Analisador de Mistura....independente de dinamômetro......a base do mapeamento é ajustar mistura primeiro....depois avanço....e outras coisas por ultimo. Se vc “faz mapeamento” creio que conhece bem o software e o scanner dele.....ali tem informações importantes pra vc ajustar mistura, que embora seja muito mais lento do que um Analisador de Mistura, com conhecimento correto não é difícil. Mesmo sem um Analisador ou qualquer informação de mistura disponível, um bom acertador de motor consegue melhorar o funcionamento só pela sensibilidade...eu tenho ótima sensibilidade para misturas e avanço...lógico que conheço a teoria do que acontece e constato no funcionamento. Pra deixar um acerto 100%, só com equipamentos....ou na “cagada” rsrsrsrsrs.
Eu já enviei muito mapeamento feito só com base na necessidade que sei que estes motores têm, mas se a moto estiver junto, muito melhor.

Mas agora vc disse que a moto: -“ Mas posso dizer me melhorou muito, preciso ver ainda o consumo se esta aceitável.”
Talvez vc tenha trabalhado mais no mapeamento e não comentou aqui....vc até disse que não teve interesse em refiná-lo....fiquei sem saber se perdeu o torcão ou melhorou muito.

Eu já fiz uma Daytona 955i que estão neste tópico os comentários e testes de dinamômetro....Essa ficou boa....uso equipamentos de monitoramento do ajuste e uma experiência de 14 anos(só com reprogramação de ECU)....

Foi bom vc ter contado sua experiência. Quero que vc conheça um pouco do meu trabalho... eu só faço isso Haroldo....Como vc programa máquinas na indústria e é profissional eu sou na minha área específica...Se eu fosse quiser reprogramar Máq. da Ind. como vc , juntando toda a minha experiência com outras coisas, acho que não saberia tudo o que vc sabe....É assim que vejo por alguns comentários seus aqui..... desculpe mas vc disse coisas corretas e em outras faltou um conhecimento específico.

Tenho 50 anos, conheço de mecânica desde os 15, já tive oficina de moto, de carro, fui Preparador de Motocross com títulos Estaduais e Nacionais, mecânico, vendedor e Gerente de Concessionária, Preparador de eletrônica (responsável por afinação eletrônica de motores) de Equipes de FChevrolet, da F3 Sulamericana, FRenault, diversos carros de Turismo, todas categorias com muitas vitórias e Record´s no Curriculum. Reprogramei + de 2000 motores em 14 anos, faço software de remapeamento, invento e fabrico reprogramadores, scanner, analisadores de mistura, ministro Cursos de Injeção e o já dei o único Curso no Brasil de reprogramação avançada de ECU até hoje. Sou pesquisador de tecnologia e tenho até um projeto bancado pela Petrobrás de GNV...enfim, tudo relativo a tecnologia de motores. É uma estrada bem longa!

Quando vc disse que acredita que os motores vem acertados, mas não com parâmetros como consumo e poluição, discordando completamente de mim, vou explicar um pouco melhor...

A intenção é que todos possam ler.....
A nossa gasolina com 25% de etanol (anidro) tem octanagem média baixa eu diria. A adição do álcool só ajuda na Octanagem...o álcool tem 111 RON enquanto a gasolina sem ele teria 76 RON (baixa). Misturadas, chegam em 83 RON. Mas o álcool tem menor poder calórico...isso significa que ele queima mais devagar e produz menos energia , que é o que move o motor. Para compensar a energia de queima, se aumenta o volume de combustível e para compensar a velocidade de queima, se avança o ponto....Não pretendo ficar dando dicas e aulas aqui, mas como já falei isso no 1º post deste tópico, agora não faz muito sentido deixar de explicar melhor. Inclusive eu conto o que os Ingleses fizeram no Mapa Brasil only......
Quase todas as marcas que vem motos no Brasil não se preocupam com isso....com este ajuste de mistura e avanço ideal....o motor funciona? Anda? Então tá bom....deixa assim mesmo. Mas ainda tem o controle de emissões.... Passa nos testes de emissões? Sim....mas porque com mistura pobre e medição só em marcha Lenta passa folgado.....só desprezam o CO2 que fica péssimo, baixo, mostrando ineficiência de queima......mas isso é outro assunto.
Só resumindo, quando a mistura está correta, TODOS os gases estão dentro do padrão!

Posso te garantir, por ter visto no Analisador de Mistura que Hondas grandes, são pobres em baixa e média e ricas em alta......Hondas pequenas são ricas de cabo a rabo.....Yamahas grandes, são pobres em baixa, média e alta. Yamahas pequenas são ricas de cabo a rabo.... Suzukis, geralmente são pobres em baixa e muito ricas em média e alta.....kawasaki, as novas “made in Brazil” têm mistura acertada, default. Kasisnski todas acertadas, default.....
Então, quando um motor está mau acertado e vc coloca correto, existe ganho (chamo de recuperação) de potência.....é uma conseqüência imediata ao ajuste para uma gasolina com álcool...até Pódium tem 25% de álcool. E as Triumph´s...eu já comentei o que eles fizeram no 1º post do tópico.

Quando vc disse isso:
"No meio de 80 apareceram as MZ e eram ruins de pegar, andavam pouco, mas se você aumentasse 1 ponto no gicleur de alta a moto ficava ótima so que ai o consumo aumentava e ficava maior que as concorrentes sendo pior nos testes da revista duas rodas ....marketing de vendas,"

Diria que aqui faltou um pouco de conhecimento de carburação para os que tentavam fazer isso. Todo carburador tem 3 fases, marcha Lenta e baixa ou aceleração inicial, média e alta. Incrível dizer isso em plena aposentadoria depois de 50 anos de carbutrador, mas a maioria dos mecãnicos, veiácos, não sabem nada sobre estas fases, onde se mexe, etc.....
Cada coisa tem seu lugar específico pra mexer. Se a dificuldade era de pegar, seria aumentar o giclê de baixa e parafuso de mistura....de ar, neste caso de carburadores de motor 2 tempos....Se era pobre mesmo como vc diz, com este acerto ela iria ficar correta, pegar fácil, mais forte, mais econômica e menos poluente!
Se ela era ruim pra andar também, aí seria mexer primeiro na agulha pra ajustar a média (média baixa até média alta). E se mexesse no giclê principal de alta aumentasse muito o consumo, tudo bem, vc poderia deixar a alta perdendo um pouco com falta....Ou o mais provável que aconteceria se vc tivesse acertado a baixa e média como eu disse, ela não aumentaria consumo mesmo aumentado um pouco o giclê de alta....testes de consumo são no uso normal, urbano ou estrada e se anda em baixa e média a maior parte do tempo.....motores com falta em baixa e média aumentam o consumo....e muito! E se vc ainda aumenta o giclê de alta, piorou!
Com mistura Pobre vc tem que acelerar mais pra conseguir a mesma potência ou torque desejado na troca de marcha e isso sobe o consumo...além de temperatura que significa “perda” de energia de combustão se transformando em energia térmica.

Agrales eu acertei muito a WTX200 álcool de MotoCross...conheço bem esta moto...e pra ser Campeão, tinha meus truques.

Sobre a Harley o que aconteceu é que seu acerto de agulha e/ou giclês ficou pequeno quando entrou mais álcool (ficou pobre) e por isso aumentou o consumo. Depois com gasolina Uruguaia pura, estava muito rica....

Como vc disse, se mudar a quantidade de álcool em algum posto, a mistura sofre na hora....mas é só voltar a abastecer um combustível normal que tudo volta a estaca zero.

Estou sempre querendo ajudar da melhor maneira possível....e explicando com bom conhecimento é uma dessas maneiras.
Agora vou comparar os mapas das 2 motos que vc falou.....mas acho que toda Tiger 955i tem ECU Sagem....se a Speed Triple usa ECU Keihin, nada a ver mesmo....Logo respondo sobre isso.
Abraço
Intercept

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Reprogramação de ECU   

Reprogramação de ECU
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Reprogramação Motor 2.0TD - Mazda
» Reprogramação de módulos