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 Entenda as especificações do óleo lubrificante

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Toninho Ausenka

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MensagemAssunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante   Ter 15 Maio - 7:18

- Parabéns!!! Estou compartilhando.
cheers
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Pelingrino
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MensagemAssunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante   Ter 15 Maio - 6:06

Como disse e o cara da palavra!!
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mtmassula



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MensagemAssunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante   Seg 14 Maio - 10:24

Marco Túlio curtiu isso! Há!
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Mirarchi_955
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MensagemAssunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante   Dom 13 Maio - 16:56

Maravilha Ferrarezi! É este tipo de coisa que fazem do Forum um dos mais interessantes que conheço!
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Ferrarezi
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MensagemAssunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante   Sex 11 Maio - 17:20

dmreinert escreveu:
Parabéns pela dedicação Ferrarezi! Show de bola sua explicação!

Se ajudou, se contribuiu com os companheiros, estou feliz!
Abraço,
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dmreinert

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MensagemAssunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante   Sex 11 Maio - 13:08

Parabéns pela dedicação Ferrarezi! Show de bola sua explicação!
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Ferrarezi
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MensagemAssunto: Entenda as especificações do óleo lubrificante   Sex 11 Maio - 12:16

Como muitos têm dificuldade em entender as especificações dos óleos lubrificantes, segue abaixo um "mini-guia" para facilitar a compreensão e tirar os medos de quem não conhece bem a coisa:

O primeiro ponto que temos que entender é que o óleo lubrificante de motor para motocicletas é medido em função de 5 critérios:

1) Especificação de desempenho - a mais tradicional é a API (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea e as respectivas de cada montadora. A classificação API, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço ao qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor (no caso das nossas motos a gasolina, essa letra sempre é "S") e a segunda o tipo de serviço (que aumenta conforme a qualidade do óleo para serviços mais pesados). Assim, um óleo SH (gasolina nível H) é inferior a um óleo SI ou SJ, por exemplo (gasolina nível I e gasolina nível J, respectivamente). Observe que a segunda letra vai crescendo na ordem do alfabeto: H, I, J, L, M etc. Quanto "maior" a posição da letra no alfabeto, maior a qualidade do óleo. A maior especificação existente hoje em dia é SM, que ainda é meio rara de encontrar no Brasil e aparece em óleos mais caros, por enquanto. Assim os óleos SL são os melhores em desempenho e custo x benefício.

2) Especificação de viscosidade - A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta, a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior esse índice, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura e sua densidade será mais constante. A densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura e é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante. Regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.
A classificação SAE rotula os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias.

Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.

No caso dos óleos que usamos hoje, todos multiviscosos, aparecem dois números: o primeiro número com um "W" e o segundo número sozinho. A letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno. Isso significa que quanto menor o primeiro número (inverno), mais o óleo é adaptado para o frio e mais "fino" ele é, e quanto mais alto o segundo número (verão) mais o óleo aguenta altas temperaturas (e é mais viscoso, e vai afinando um pouco quando o motor vai esquentando). Os multiviscosos já são adaptados para inverno e verão. Assim, um óleo 0W ou 5W é muito bom para o inverno europeu, mas fica muito fino no calor brasileiro. Um óleo 10W40 ou 15W50 já aguenta bem melhor o tranco do nosso verão e dos nossos congestionamentos super quentes nas capitais. No Saara, é melhor um 20W50...

3) Base do óleo - pode ser mineral, sintética ou semi-sintética. A base do lubrificante determina, em grande parte, sua estabilidade de comportamento. Óleos sintéticos tendem a ser mais estáveis, ou seja, a permanecer com as mesmas características independente da temperatura (nem afina, nem engrossa, nem perde a viscosidade etc.), mas são muito mais caros. Óleos minerais, são bem mais baratos, mas de estrutura molecular mais instável, mudam mais de comportamento em função das variações de temperatura e atrito. Os óleos semi-sintéticos aliam as duas coisas: menor preço com boa estabilidade de comportamento nas variações.

4. Especificação de atrito para uso misto (motor e embreagem) - Essa especificação é medida pela JASO (Japanese Automobile Standards Organization). Há dois padrões:
JASO MA: Alto índice de coeficiente de atrito (bom para embreagens)
JASO MB: Baixo índice de coeficiente de atrito (fraco para embreagens)

Se a moto é de cárter seco, isto é, a embreagem não funciona dentro do óleo do motor, os óleos JASO MB resolvem. É o caso da Super Teneré. No caso da Tiger, moto de cárter úmido, isto é, em que a embreagem é banhada a óleo, se exige o padrão JASO MA, isto é, para aguentar alto índice de atrito sem prejudicar os componentes.

5. Tipo do motor - se o motor é 4T (o óleo é adicionado dentro do motor) ou se é 2T (o óleo é misturado ao combustível diretamente ou por meio de um tanque auxiliar)

Então, resumindo: O que eu tenho que ver no óleo da moto quando eu for fazer a troca??? Cinco coisas:
1. Especificação API (desempenho) - quanto maior a segunda letra, melhor. SL ou SM são as melhores hoje
2. Especificação SAE (viscosidade) - para o Brasil, 10w40 e 15w50 estão de bom tamanho
3. Base (estabilidade) - semi-sintético e sintético são os melhores. Semi-sintético tem melhor custo x benefício
4. Atrito - para nossas motos tem que ser JASO MA
5. Tipo do motor - no nosso caso, sempre 4T


Um exemplo: o Mobil que estou usando agora (SuperMoto 4T MX) tem as seguintes especificações; API SL, SAE 15W50, semi-sintético, JASO MA, 4T - é um óleo totalmente adequado para a Tiger 955i para uso no Brasil.

Bem, espero ter ajudado com esse "mini-guia" a companheirada que não entendia esses números todos a ter entendido a coisa. Nem é tão difícil, não é mesmo?
Grande abraço,

PS.: As fontes para montar a coisa foram os sites das petrolíferas, a Wiki e sites de vendas de lubrificantes. Um monte! Deu preguiça citar um por um aqui.... Sleep Sleep Sleep




Última edição por Ferrarezi em Sex 11 Maio - 17:19, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Entenda as especificações do óleo lubrificante   

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