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 Troca aditivo radiador

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AutorMensagem
giovani novi



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MensagemAssunto: Tiger aquecendo   Sex 29 Jul - 6:14

Bom dia sou do parana estou aqui em brasilia minha tiget comesou a aquecer rapido e esta jogando agua fora alguen pode me ajudar com end de oficina obrigado
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Lucas Cid Gigante



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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Sex 23 Maio - 12:40

Nairo, o meu e-mail é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Obrigado.
Abraço.
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Nairo 1050
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Qui 22 Maio - 22:19

Lucas, me passe seu e-mail que te mando o procedimento
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Lucas Cid Gigante



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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Qui 22 Maio - 13:05

Nairo, bom dia!
Numa mensagem noutro tópico parecido, vi que você se referiu a um parafuso de dreno do líquido de arrefecimento do motor. Fim de semana passado, troquei o líquido, pela mangueira inferior (na bomba), retirando o tanque. Verifiquei que com 1,6 l preenchi todo o sistema, após lavar o radiador. Certamente o bloco do motor ficou com líquido represado, pelo menos 1 l (já que no sistema cabem 2,8l, segundo o manual do proprietário). Procurei o parafuso de dreno no manual de serviços, porém não o encontrei. Existe alguma foto ou diagrama para localizá-lo? Para a drenagem completa, solta-se este parafuso e afrouxa-se o parafuso de respiro, ao lado da tampa do radiador, estou correto?
Abraço.
Lucas.
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Paulo Cesar Palomino

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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Seg 17 Mar - 18:16

Paulo Cesar Palomino escreveu:
Nairo 1050 escreveu:
Palomino, se na embalagem do produto vem dizendo que é diluído, é para usar do modo como veio, sem diluir mais ainda.
Ser vir escrito Concentrado, aí sim tem que diluir 50/50.

Valeu Nairo,

Um Abraço..
Palomino

Nairo,

 Mais uma vez obrigado pela atenção, tem alguma maneira de certificar que não tenho ar no sistema de arrefecimento? O fato da ventoinha ligar e o nível do expansor subir para o máximo isto é sinal que não tenho ar no sistema?

Após trocar o aditivo do radiador, fui andar com a moto e não notei nada de estranho com a temperatura, mas sempre fica a duvida se fiz tudo correto.

Video:
Troca Aditivo  https://www.youtube.com/watch?v=w64FilFdL9g&feature=youtu.be

Revisão          https://www.youtube.com/watch?v=ZZUQmZ2A6wY

Abraços
Palomino
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Paulo Cesar Palomino

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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Seg 17 Mar - 8:13

Nairo 1050 escreveu:
Palomino, se na embalagem do produto vem dizendo que é diluído, é para usar do modo como veio, sem diluir mais ainda.
Ser vir escrito Concentrado, aí sim tem que diluir 50/50.

Valeu Nairo,

Um Abraço..
Palomino
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Nairo 1050
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Dom 16 Mar - 21:46

Palomino, se na embalagem do produto vem dizendo que é diluído, é para usar do modo como veio, sem diluir mais ainda.
Ser vir escrito Concentrado, aí sim tem que diluir 50/50.
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Paulo Cesar Palomino

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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Dom 16 Mar - 12:55

Pessoal tudo bem?

Vou trocar o aditivo do radiador, mas entre as marcas que estive pesquisando todas a maioria dos aditivos a solução já vem pronta para uso, mas surgiu uma duvida. No manual a proporção é 50/50, faço esta diluição ou não?

Marcas (Motul Inugel, Acedelco) ou Coolant Up antiga paraflu da fiat (Concentrado).

Obrigado
Palomino
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Ter 26 Jun - 19:45

Haroldo escreveu:
Ferrarezi, não tive a intenção de extressar você, desculpe.

Ué? E quem ficou estressado? Eu é que não fui...
Fica frio, tigreiro... Tudo tá na paz...
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Ter 26 Jun - 18:50

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Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:46, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Ter 26 Jun - 14:42

OK, Haroldo,
Vai ler "o manual para ter a informação correta"???
E eu que pensei que estava passando a informação correta aqui... Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Desculpe a incorreção... Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Mas, já que deseja a informação correta do manual, estamos aqui pra isso:

Manual da Triumph Tiger 955i, p. 46:

Ajuste do nível de Arrefecimento

> Deixe o motor esfriar.

[Cuidado! - Não remova a tampa do reservatório de expansão quando o motor estiver quente, pois o líquido de arrefecimento em seu interior se encontra quente e sob pressão. O contato com esse líquido quente e pressurizado causará queimaduras e ferimentos na pele.]

> Remova a tampa do gargalo de abastecimento.
> Adicione a mistura de líquido de arrefecimento através da abertura do gargalo até a marca "MAX".
> Tampe o gargalo de abastecimento.

Nota:
> Se o nível estiver sendo verificado devido ao superaquecimento do líquido, verifique também o nível do radiador e complete, se necessário.
> Em uma emergência, pode-se adicionar água comum no sistema de arrefecimento. Entretanto, o líquido de arrefecimento deve retornar à proporção correta assim que possível.


Agora você e o fórum já têm a "informação correta".
Abraço,
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Ter 26 Jun - 13:56

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Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:47, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Ter 26 Jun - 8:11

Haroldo escreveu:
Ferrarezi, desculpe mas o vaso de expanção da 955 não é selado, ele tem até um canal de respiro ao lado da tampa, e se fosse selado qualquer pressão minima empurraria aquela rolha.
De qualquer jeito, vou verificar amanhã.

Mas, Haroldo, não foi exatamente isso que eu disse ali em cima, que está até entre parênteses (o da 955i não é) ??????!!!!
Por favor, confira na mensagem anterior... Minha informação sobre o perigo de queimaduras se refere a motos/carros com sistema selado (por exemplo, algumas motos cross/enduro, como a YZ 450F, usam sistemas selados, o que é fácil de entender... com todos aqueles pulos e tombos, um sistema aberto ia acabar perdendo líquido). Com sistemas abertos (abrem pela temperatura e não pela pressão) se o expansor estiver vazio, você pode completar sim, mas ainda assim fica a recomendação das fábricas de verificar o sistema a frio. E, por que "a frio"? Porque com o motor quente o líquido está expandido e a leitura de nível é "falsa", podendo indicar mais do que realmente tem. É como ver o nível do óleo do motor imediatamente após desligar: uma parte do óleo não escorreu ainda para o cárter e a leitura será "falsa", indicando menos óleo do que tem na verdade. É preciso deixar escorrer o óleo uns 5 minutos para saber de verdade quanto óleo tem. São pequenos cuidados que permitem manter os fluidos sempre num nível adequado e evitar acidentes.
Pra saber "tudo" sobre sistemas de arrefecimento, quem tem pretensões a mecânico bem informado, pode-se consultar o seguinte link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Abraço,
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Seg 25 Jun - 22:43

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Última edição por Haroldo em Seg 17 Mar - 7:46, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Seg 25 Jun - 20:50

Haroldo escreveu:
Mas no vaso de expanção da para ver ou completar o nivel com o motor quente ? Shocked Shocked Shocked

Ver sim, completar não. A menos que o sistema esteja tão vazio que o reservatório esteja também vazio. E isso só se o vaso não for selado (o da 955i não é). Os reservatórios de expansão selados, se você abrir com o líquido quente ele espirra tudo para fora, podendo até causar queimaduras em quem está abrindo. É como uma panela de pressão. Tem que tirar a pressão de dentro pra poder abrir. E isso se faz deixando o sistema esfriar. A panela de pressão a gente coloca debaixo da água. O motor não dá pra esfriar assim, pois isso (um resfriamento brusco) poderia até rachar o bloco.
Abraço,
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Seg 25 Jun - 19:51

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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Seg 25 Jun - 14:45

Haroldo escreveu:
Uma vez o nivel do vaso de expação da 955 estava baixo e eu coloquei mais aditivo, começei a perceber que a moto estava atraindo abelhas e moscas .É que o nivel subia e espirrava glicol na moto, como é doce os bichos vinham.
O importante de tudo isso é que o Junior da Target falou que o nivel deve ser conferido somente em uma determinada temperatura que deve ser informada no manual de oficina.

Os sistemas de arrefecimento a água têm seu nível conferido com o motor frio. Como o motor quente, é até perigoso verificar o nível, especialmente se for um sistema com disparo de ventoinha por pressão, como é da maioria dos carros e de algumas motos. Deve-se sempre respeitar os níveis mínimo e máximo do recipiente de expansão, justamente porque ele é que reserva o espaço suficiente para o líquido se expandir quando aquecido (e por isso é que chama "de espansão", uai sô! Embarassed ).
Abraço,
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Seg 25 Jun - 10:59

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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    Dom 24 Jun - 17:24

Pode sim. No mesmo bom e velho estilo da troca em automóveis.
Esvazie o sistema pela mangueira mais baixa. Depois dê uma lavada com água sem cloro em todo o sistema, deixando correr um bocado de água para tirar qualquer sujeira (use água mineral de garrafão). Depois recoloque a mangueira e encha o radiador pela tampa usando as proporções adequadas. Se for o caso, use uma mangueira flexível para acessar a boca do radiador. Finalmente, complete o tambor de expansão, fazendo o motor funcionar um tempo para ter certeza de que o sistema todo foi preenchido. Nas reposições de líquido, use aditivo puro. Dê prefência a aditivos ecológicos, que são biodegradáveis. Ao final do processo, dê uma lavada geral em todos os pontos de contato do aditivo com a moto (é que o glicol é meio enjoado para manchar a moto).
Bom trabalho!
Abraço,
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MACARINI

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MensagemAssunto: Troca aditivo radiador    Dom 24 Jun - 8:51

Pessoal , comprei o aditivo do radiador para trocar , vou usar o Inugel , mas verificando o manual de serviço tem que tirar o tanque . Será que posso trocar tirando só a mangueira inferior e repondo o liquido pelo vaso de expansão ???


Última edição por MACARINI em Dom 24 Jun - 22:24, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Troca aditivo radiador    

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