Site para motociclistas proprietários da moto modelo Tiger da Triumph

Registrar-seInícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Golpe no Mercado Livre - Estelionato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Luciano

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Qui 15 Maio - 17:09

Rogério Alcântara Valente escreveu:
Comprei uma Triumph Tiger justamente para fugir desses golpes e da oferta de peças de motos roubadas.
Meus cunhados são comerciantes do ramo de motocicletas.
Tem uma pequena loja de peças, acessórios e oficina aqui em Vespasiano/MG.
Sua maior clientela é de motos de baixa cilindrada mas a loja prima pela honestidade, seja na origem das peças vendidas, seja no preço praticado.
Em respeito a eles, seus sócios e todos os comerciantes honestos eu não compartilho da Lei de Gérson que é tão difundida no Brasil, ou seja, levar vantagem em tudo.
Posso passar por inocente e/ou otário mas não compro peças no mercado "paralelo", prefiro pagar o preço da loja/concessionária se realmente estiver precisando da peça/acessório.

É exatamente como eu penso, Rogério.

Levar vantagem deve ter limites. E não consigo entender as pessoas que acham que alimentar o mercado robautos seja vantagem. Afinal, se você colabora em manter esse mercado aquecido, como reclamar depois, quando se torna vítima?

Só tem um jeito de acabar com os roubos: Acabarmos com as compras!

E vale a pena lembrar: Se o comprador tem consciência de que o produto é fruto de ilícito, pode responder por receptação. Se eu souber, eu denuncio!

"Código Penal:

Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte (poucos sabem desta parte):

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Receptação qualificada

§ 1º - Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime:

Pena - reclusão, de três a oito anos, e multa.

§ 2º - Equipara-se à atividade comercial, para efeito do parágrafo anterior, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino, inclusive o exercício em residência.
"
Ver perfil do usuário http://duasrodas.eco.br
Rogério Alcântara Valente

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Qui 15 Maio - 9:27

Comprei uma Triumph Tiger justamente para fugir desses golpes e da oferta de peças de motos roubadas.
Meus cunhados são comerciantes do ramo de motocicletas.
Tem uma pequena loja de peças, acessórios e oficina aqui em Vespasiano/MG.
Sua maior clientela é de motos de baixa cilindrada mas a loja prima pela honestidade, seja na origem das peças vendidas, seja no preço praticado.
Em respeito a eles, seus sócios e todos os comerciantes honestos eu não compartilho da Lei de Gérson que é tão difundida no Brasil, ou seja, levar vantagem em tudo.
Posso passar por inocente e/ou otário mas não compro peças no mercado "paralelo", prefiro pagar o preço da loja/concessionária se realmente estiver precisando da peça/acessório.
Ver perfil do usuário http://blogdozunga.blogspot.com
Pelingrino
Admin

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Dom 13 Abr - 19:53

Tive varias motos para comprar pecas, em varias o pessoal falava que a mesma estava baixada! Nao comprei mesmo!! E nao compro!

Este mesmo email tem para outras coisas, lembro de uma rural muito nova que era a mesma coisa!
Ver perfil do usuário http://www.vetcarebh.com.br
Luciano

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Dom 13 Abr - 19:19

Japoneis escreveu:
Outro fato é o anuncio de peças de motos roubadas no mercado livre. Tem vários tbm!!!  E como vc disse, se tem clientes, eles roubam para atender esses clientes...
Ta fácil não esse país!

Exatamente, Japoneis!

Quando eu tinha XT600, era filiado ao fórum clubxt600.com.br, e por lá, na época, havia uma forte campanha de conscientização, para que os filiados não comprassem peças roubadas. Mas havia filiados que faziam questão de sair de outros estados e vir a Sampa comprar peças roubadas nas lojas conhecidas na Gal. Osório! Todo mundo se acha muito esperto, até ter a sua moto roubada ou levar um tiro em uma tentativa!

Por isso eu digo que clientes de estelionatários e de vendedores de peças roubadas, para mim, deveriam ser tratados como cúmplices e serem enquadrados juntos, quando há operações policiais neste sentido... Isso quando a operação também não é apenas para "inglês ver", se é que me entendem...

Esse país tá difícil mesmo, é verdade... E não podemos culpar a ninguém a não ser nós mesmos, que permitimos... Temos que ser mais engajados e mais proativos. É muito difícil, mas é necessário...
Nairo 1050
Admin

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Dom 13 Abr - 18:59

Luciano,

lamento pelo ocorrido, mas parabenizo pela perspicácia em detectar que se tratava de golpe e também por compartilhar com os colegas. Certamente estamos todos sujeitos à este tipo de pilantragem, no que o Brasil tem inúmeros PHD's e Doutores!!!!!!
Ver perfil do usuário
Japoneis

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Dom 13 Abr - 10:21

Outro fato é o anuncio de peças de motos roubadas no mercado livre. Tem vários tbm!!! E como vc disse, se tem clientes, eles roubam para atender esses clientes...
Ta fácil não esse país!
Ver perfil do usuário
Luciano

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Sab 12 Abr - 21:09

Pois é!

Eu denunciei no ML, mas não sei a eficácia disso. Ele certamente pode anunciar de novo, outra moto, outro nome...

Afinal, inventar nomes e copiar fotos de motos na net é a parte mais fácil...

Infelizmente, sempre tem "cliente" para esse tipo de ação, por mais que nos esforcemos em alertar...

Abraço!
Japoneis

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Sab 12 Abr - 20:44

Valeu pelo relato Luciano!
Esse mesmo tipo de anuncio existia aos montes no moto.com.br Certa vez eu vi o anuncio de uma TDM que tinha cavalete central, e me interessei pelo cavalete, perguntei se ele venderia, ou diria onde tinha comprado e tal... Adivinha... Veio um email exatamente igual ao seu e o cara nem comentou do cavalete!!! nem respondi mais nada, eu sabia que era golpe!!! Complicado isso... Infelizmente não acaba nunca! Denuncie o anuncio no mercado livre!!!
Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Luciano

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Sab 12 Abr - 19:03

Olá, Japoneis e demais colegas.

O golpe consiste no seguinte:

O sujeito solicita que você entre em contato por e-mail, porque o telefone do anúncio não existe. Como não há e-mail, você tem que mandar pergunta, via Mercado Livre. Quando ele responde, o texto vem cheio de erros de concordância, estilo de texto escrito por gringo mesmo, e o cara pede desculpas, dizendo que é inglês, de Londres, e que não sabe português e está usando o Google Translator. A história que conta é que trabalha em uma grande empresa inglesa e foi enviado a Sampa para abrir uma filial, mas que em poucos meses, eles chegam à conclusão de que não foi uma boa decisão, fecham o escritório e mandam que ele volte.

Neste meio tempo, como o trânsito de Sampa é muito ruim, o cara diz que havia decidido andar de moto, e comprou a BMW do anúncio. Quando foi chamado de volta à Londres, levou a moto consigo. Mas ao chegar lá, descobriu que a moto não pode ser regularizada, porque foi adquirida fora da União Europeia. Por este motivo, ele diz que quer vender aqui no Brasil, mas pelo mesmo preço de custo de uma moto equivalente lá em Londres, ou seja, US$ 9.000,00. Com isso, ele diz que apesar de ser um grande prejuízo aparente para o mercado brasileiro, na verdade não haverá tal prejuízo, pois com os 9 mil dólares ele comprará outro igual... Até aí, as pessoas acabam acreditando, porque todo mundo sabe que, realmente, a diferença de preço entre Brasil e o resto do mundo civilizado é muito grande mesmo!

Esse é o pulo do gato neste golpe! A história parece plausível! Mas apenas PARECE!

O passo seguinte, assim que você responde que desta forma tem interesse no negócio, ele manda outro e-mail, também carregado de erros de português e com os verbos todos no infinitivo (parece muito real...), ele diz que a preocupação com segurança na negociação é grande para ele e acredita que seja para você também! Muito cara de pau!!!

Para resolver o problema da segurança, ele sugere a utilização de uma empresa de transportes como intermediadora, e diz que há empresas que trabalham com essa intermediação no mercado internacional. E explica que funciona da seguinte forma: O vendedor (ele) entra em contato com a empresa e fornece os dados dele, do bem a ser transportado e do comprador. A empresa manda alguém até o endereço do vendedor, analisa e avalia o produto, averiguando suas condições. Daí, entra em contato com o comprador, informa as condições do bem e se o comprador mantiver o interesse, faz um depósito inicial na conta da empresa, no valor de US 2.500,00 (dois mil e quinhentos dólares). Aí a empresa vai até o vendedor, pega o bem, traz ao comprador (no Brasil, no caso) e se o comprador verificar que está mesmo tudo certo, fica com o bem, após pagar o restante ao vendedor. Durante as negociações deste tal restante (no caso, os demais US 6.500,00), o bem fica em um depósito da empresa, aqui no Brasil, e quando tudo estiver resolvido, repassa o dinheiro ao vendedor e o bem ao comprador. Ainda diz que se houver desistência, eles levam o bem de volta ao vendedor, às suas custas, e devolvem o depósito ao comprador que desistiu!

Nesse momento, eu mandei outra mensagem a ele informando que eu tinha o interesse e que podia me mandar os dados da empresa. Ele me informou qual a empresa escolhida e deu o endereço do site da empresa para eu averiguar. Disse que eu deveria enviar os dados para contato (nome completo, endereço, telefone, etc.), que ele faria a contratação e forneceria à tal empresa os meus dados. Em seguida, a empresa entraria em contato comigo para eu fazer o depósito inicial, após terem ido ver a moto!

Com o endereço do site da empresa em mãos, e o seu nome, fui fazer o dever de casa. Pesquisei a empresa e descobri que de fato, ela existe. O site está todo em inglês e diz fazer transportes internacionais de cargas e oferece outros serviços, dentre eles, o tal, de intermediação. Levantei os dados da empresa e descobri o seu número de inscrição em Londres (como se fosse o nosso CNPJ), e descobri que nesta inscrição oficial, consta o mesmo endereço informado no site. O cara fez tudo direitinho. Mas aí, começam a saltar aos olhos os detalhes que eu disse que talvez não estivessem perceptíveis a qualquer um, o que faz com que o golpe seja muito bom!

• Primeiro: No site da empresa, a descrição que fazem dos serviços de intermediação é uma descrição EXATAMENTE IGUAL ao texto da explicação que o sujeito me mandou anteriormente. Até aí, ele poderia ter copiado de lá e me mandado, mas chamou a atenção o linguajar usado. O texto no site era muito grosseiro para uma empresa internacional, muito "coloquial", se é que me entende. E o estilo do texto, era o mesmo estilo dos e-mails que o sujeito me mandou anteriormente, a mesma forma de se expressar.

• Segundo: No cadastro oficial da empresa, consta a informação do valor do capital com que a mesma foi aberta, e foi com £100 (cem libras). Uma empresa de transportes de cargas internacional aberta com 100 libras?

• Terceiro, o endereço fornecido (site e oficial) é uma rua exclusivamente residencial em Londres, bastante distante das áreas comerciais. Como a sede de uma empresa internacional de transportes de cargas pode ser em um subúrbio residencial londrino e distante de todos os portos, aeroportos, centrais de cargas, etc.?

• Quarto: O sujeito cometeu um erro, creio que por excesso de confiança! Ele me disse, no e-mail que enviou o endereço do site da "empresa", que para ter a certeza de que tudo correria bem e que a transferência dos documentos não teria problemas, viria junto com a moto ao Brasil, para finalizar o negócio!

Com isso, ficou claro que o golpe seria o dinheiro da entrada. A "empresa" entraria em contato, traria fotos da moto, diria que avaliaram e que estaria tudo certo, aí eu faria um depósito inicial de 2.500 dólares e nunca mais veria a cor!

Senão vejamos: Mesmo com os furos na tal "empresa", como ela existe de fato, poderia enganar algumas pessoas (creio que já o fez e fará de novo!). Mas além disso, o que matou a charada foi a arrogância do sujeito! Ora, se ele tem dinheiro para vender a moto por menos da metade do preço, e ainda pagar os custos da entrega (esqueci de dizer que os custos eram por conta dele!) e mais, ainda viria junto com a moto, pagando passagem (comprando na pressa, fica em torno de US$ 1.000,00), então me pergunto: Porque não veio ao Brasil, trouxe a moto e a vendeu em qualquer loja por uns 35 mil ou mais? Isso é absurdo!

Neste momento, eu o confrontei, disse a ele que o considerava um covarde por viver de enganar pessoas e que para ser golpista, ele precisava gastar mais (abrir a empresa com mais de 100 libras) e ser mais inteligente!

E vocês viram a resposta do sujeito! Ele não precisa ser mais inteligente porque o golpe dele não é para pessoas inteligentes, mas para tolos! Ele é muito arrogante! E já está anunciando a moto de novo!

Espero que este relato ajude algumas pessoas, com este cidadão e com outros!

Afinal, a principal característica no crime de estelionato é justamente o "zoião" da vítima! A vítima sempre acha que vai lucrar além do razoável! Eventualmente, a vítima poderia ate mesmo ser enquadrada como cúmplice! Mas no presente caso, da forma como o sujeito montou o golpe, parece verossímil e por isso pode enganar até pessoas honestas, que pensam terem tido um dia de sorte...

Abraços a todos!
Japoneis

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Sab 12 Abr - 0:02

Quando a esmola é muita o santo desconfia...
Explica melhor pra gente o que se passa nesse caso, por favor..
Ver perfil do usuário
Luciano

MensagemAssunto: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   Sex 11 Abr - 19:17

GOLPE - GOLPE - GOLPE

O nome do estelionatário por trás deste golpe (fantasia, obviamente), é Daniel Barth Vizzotto e o telefone anunciado (que não existe) é 11-64798402

Repassem a todos que puderem! Esse anúncio é de um estelionatário e ele mesmo classificou os seus "clientes" como TOLOS, quando eu o confrontei e lhe disse que até para ser golpista ele precisa ser mais inteligente!

Foram diversas mensagens trocadas até eu entender o golpe e poder divulgar, mas no fim, vejam as palavras dele mesmo a respeito:

"Cara .. você acha errado. Hoje,os princípios não ajudam. Toda a gente está nos usando,se eles podem. Se você quer ganhar dinheiro, podemos discutir.
A empresa existe e se eu colocar o moto com preço superior ninguém escreva-me de volta. Isto não é para pessoas inteligentes,é para tolos."

O golpe é muito bem elaborado e as falhas não são perceptíveis a qualquer um. DIVULGUEM!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Golpe no Mercado Livre - Estelionato   

Golpe no Mercado Livre - Estelionato
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Acessórios para o Novo Ka no mercado livre
» Quem sabe onde fica o Mercado Livre ???
» Vendo Calcinha Mercado livre usadas
» Cuidado com o Mercado Livre
» [DUVIDAS] Sou novo no aero e comprei um kit no Mercado Livre...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tiger Club Brasil :: CLASSIFICADOS: COMPRA, VENDA E COTAÇÕES-
Ir para: